PROJETOS

Atualização do Plano Diretor de  Turismo Cachoeira Paulista

No dia 14 de Maio de 2020, foi protocolado na Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista a atualização do Plano de Desenvolvimento Turístico do Município executado pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Após isso o Executivo irá encaminhar ao Legislativo para ser votado e assim esperamos ser  aprovado.

Câmara Municipal aprova Plano Diretor de Turismo -2016

No dia 29/03/2016 foi aprovado por unanimidade pela Camara Municipal de nossa cidade, o Plano Diretor de Turismo. Elaborado pelo COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) o Plano Diretor de Turismo é o instrumento de planejamento para orientação do desenvolvimento sustentável do turismo, já que Cachoeira Paulista já recebe mais de 1.000.000 de turistas ao ano.

Com a aprovação, foi executada mais uma etapa exigida para que Cachoeira Paulista seja inscrita, no próximo mês, no Projeto de Municípios de Interesse Turístico do Governo Estadual. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Economico, o Comtur trabalha para que a inclusão do município nesta categoria traga benefícios para o desenvolvimento turístico e econômico da cidade.

Faça o download do arquivo do Plano Direto do Turismo aqui.

Projeto ¨Município de Interesse Turístico¨

No dia 06 de Abril de 2016, o COMTUR entregou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico , documentos necessários para que a cidade de Cachoeira Paulista possa concorrer ao título de Município de Interesse Turístico.Para alcançar este título, foram necessários muitos esforços e trabalhos realizados!

Aguardemos o resultado

Projeto Táxis

Para 2016 está sendo preparado um curso especifico para Taxistas. O objetivo é capacitá-los para que possam atender ao turista de maneira cortês e padronizada. Além disto, os taxistas receberão informações apropriadas para que possam informar aos seus clientes as curiosidades de nossa terra.

Projeto de Desenvolvimento do Turismo Religioso

À partir de maio de 2016, o COMTUR em parceria com o Sebrae, realizará cursos de capacitação para os Empresários do segmento de Meios de Hospedagem e Alimentação Fora do Lar. Podem participar todas as empresas destes segmentos que estejam formalizadas.

Serão abordados os temas:

Finanças / Atendimento / Marketing / Motivação de Equipes / Atrativos Turísticos.

Serão realizadas consultorias individualizadas para que as Empresas possam atingir altos níveis de competitividade. Alem dos cursos, o Sebrae realizará a missão Equipotel com o objetivo de visitar a feira com olhar técnico.

Projeto Lixeiras

O Comtur firmou parceria com empresa especializada para colocação de lixeiras nas áreas de maior movimentação de turistas. O objetivo é que a cidade possa se manter limpa e aprazível aos olhos dos munícipes e turistas. É importante que toda a população colabore com a limpeza de nossa cidade!

Projeto Roteiro da Fé

Sebrae e prefeituras se unem para promover Circuito Turístico Religioso. Órgãos querem prolongar estadia dos romeiros com atrações culturais e ecoturismo. As iniciativas têm um só objetivo: convencer pelo menos uma parcela das 12,5 milhões de pessoas que visitam a região anualmente a prolongar suas estadias no interior paulista. Além de divulgar as atrações religiosas, as prefeituras pretendem incentivar o turismo cultural e o ecoturismo.

“Precisamos alimentar os romeiros culturalmente, oferecendo o acervo natural e cultural tão rico e belo do Vale do Paraíba” arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno.

As ações, em estudo há um ano, são coordenadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP), em parceria com as prefeituras de Aparecida, de Guaratinguetá e de Cachoeira Paulista. De acordo com o secretário turismo de Guaratinguetá, Nelson Baracho, os municípios querem somar atrações e infra-estrutura para se tornarem referência nacional. “Tudo indica que futuramente vai ser o ponto mais visitado do Brasil em termos de turismo religioso”, disse.

Atualmente, Aparecida, a 167 km de São Paulo, é o principal destino do turismo religioso no Vale do Paraíba. De acordo com estimativas do Sebrae, pelo menos 8 milhões das 8,5 milhões de pessoas que passam anualmente passam pelas três cidades chegam à região por conta do Santuário Nacional de Aparecida.

Mas o anúncio da canonização de Frei Galvão, que nasceu em Guaratinguetá, a 176 km de São Paulo, já traz reflexos na visitação à cidade. De acordo com Baracho, atualmente cinco mil visitam Guaratinguetá a cada fim de semana. Em Cachoeira Paulista, município onde está a sede da Comunidade Canção Nova, a expectativa é que a divulgação do circuito aumente o número de turistas.

Segundo Baracho, o grupo já entrou em contato até mesmo com os responsáveis por organizar a visita de Bento XVI ao Vale do Paraíba para que ele receba um exemplar da cartilha que será lançada neste mês. A data ainda não foi definida.

Confira os principais destaques das cidades do Circuito Turístico Religioso:

Aparecida

Na cidade que se apresenta como a “Capital Mariana da Fé”, os visitantes tem dois pontos principais de visitação. O principal é o Santuário Nacional de Aparecida, templo que guarda a imagem da Virgem Maria encontrada em 1717. Segundo a história registrada pelos católicos, o encontro ocorreu quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves buscavam peixes para o Conde de Assumar.

No Santuário, os turistas podem visitar o mirante da Torre Brasília, que tem 669 metros de altura, fazer compras em uma das 684 lojas do Centro de Apoio aos Romeiros. O “shopping popular” também oferece uma praça de alimentação, quiosques e aquário.

Em uma curva do Rio Paraíba fica outra atração importante para os romeiros. O Porto Itaguaçu é considerado pelos católicos como o ponto do rio onde foi encontrada a imagem. Atualmente, no local há uma capela moderna e também é possível fazer passeios de barco pelos arredores.

Guaratinguetá​

Frei Galvão: número de turistas dobra após anúncio de canonização.

A cidade onde nasceu o primeiro santo brasileiro quer atrair visitantes com três atrações principais: a Casa de Frei Galvão, a Catedral de Santo Antônio e a Casa Puríssimo Coração de Maria. Na casa onde o religioso nasceu em 1739 é possível visitar relíquias, receber as famosas pílulas de papel que fizeram a fama do beato e conhecer detalhes da vida do franciscano que será canonizado por Bento XVI no dia 11 de maio, em missa campal em São Paulo.

A Catedral de Santo Antônio é a igreja mais antiga da cidade, mas deve ganhar interesse dos fiéis por ser o local onde Frei Galvão foi batizado e celebrou sua primeira missa. A Casa do Puríssimo Coração de Maria, um semi-internato para crianças carentes, é procurada por causa da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde romeiros retiram água de uma mina natural por considerarem que ela possui poderes milagrosos.

Cachoeira Paulista

A cidade tem uma localização privilegiada: está no meio do eixo Rio-São Paulo, a cerca de 200 km das duas cidades. Sua contribuição para atrair turistas para o Circuito Turístico Religioso é visita à sede da Canção Nova, comunidade ligada à Renovação Carismática Católica. Com uma área de 400 mil metros quadrados, o centro religioso foi fundado em 1978 pelo Padre Jonas Abib.

No local, os carismáticos recebem visitantes para missas, confissões, palestras e shows. A meta principal da comunidade é “evangelizar pelos meios de comunicação”. Na sede, o visitante pode acompanhar gravações dos programas de TV e rádio.

A Canção Nova mantém também um site e uma revista. Um dos destaques da infra-estrutura do local é o “Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes”, que pode receber até 70 mil pessoas.

PROJETOS 2018

O COMTUR de Cachoeira Paulista participa da governança do Projeto ¨REGIÃO TURÍSTICA DA Fɨ!

A RT da Fé é a união de nove municípios para o desenvolvimento do turismo na Região do Vale do Paraíba e tem por objetivo unir forças para trazer melhorias para os peregrinos que por aqui passam. A idéia é ¨Juntos Somos Mais¨.

Além de Cachoeira Paulista, participam deste projeto há 2 anos, as cidades de Aparecida, Potim, Roseira, Guaratinguetá, Cunha, Lorena, Canas e Piquete. Todos estes municípios desenvolveram ou aperfeiçoaram seus planos diretores, inventários turísticos e atrativos para se adequarem às políticas públicas do Ministério do Turismo e com isso pleitear recursos para projetos que atendam a todos.

Os interlocutores do projeto são representantes das Secretarias  de Turismo de todos os municípios , do setor privado e atrativos turísticos.

A orientação é feita pelo  Senac de Guaratinguetá com apoio do Senac São Paulo,  Fercomerciário SP, Turismo Paulista, Aprecesp e Codivap Turismo.

PROJETOS 2019

PROJETO DE CERTIFICAÇÃO E SELO DE QUALIDADE

O COMTUR de Cachoeira Paulista em parceria com o Sebrae, Canção Nova e Prefeitura Municipal está desenvolvendo o Selo de Qualidade Turística que certificará a qualidade na prestação de serviços turísticos com previsão de implantação no início de 2019.

O Certificado e o Selo de Qualidade de Turismo serão concedidos pelo Executivo Municipal, através da Secretaria de Turismo com o parecer do COMTUR, de forma gratuita aos que se enquadrarem no que dispõe a Lei após audiência pública em conformidade com todos os segmentos que atuam no turismo.

Através do Certificado e do Selo de Qualidade Turística, poderão ser identificados os estabelecimentos e prestadores de serviços que atendam às exigências básicas visando proporcionar qualidade sustentada de serviços e
segurança aos turistas no Município.

É recomendado, porém facultativa a adesão das empresas, entidades e pessoas ao programa de que trata este projeto.

Após a aprovação da lei, os profissionais de turismo, empresas, equipamentos públicos e prestadores de serviço de interesse turístico, deverão solicitar o Certificado e o Selo de Qualidade Turística à Secretaria de Turismo, que estabelecerá os critérios e exigências para concessão de tal Certificado e Selo através de resolução do COMTUR.

A concessão do selo terá validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser renovada por igual período com a apresentação atualizada da documentação exigida. O selo poderá ser suspenso ou cancelado no caso da ausência de manutenção das condições exigidas para cadastramento.

Somente os empreendimentos que recebam o Certificado e o Selo de Qualidade Turística estarão aptos a receber incentivos municipais e tomar parte na divulgação das atividades turísticas municipais, tais como: sinalização, mini-guia, folhetos, feiras, eventos, sites, divulgação em geral, entre outros materiais de divulgação e promoção institucional do turismo municipal.

Os estabelecimentos poderão usar ou informar em seu material de divulgação e em sua sede o certificado e o Selo de Qualidade de Turismo, fazendo menção ou uso da imagem gráfica dos mesmos, conforme modelo padrão instituído por decreto do Poder Executivo, conjuntamente com a marca turística do município.

A exposição do Selo de Qualidade de Turismo às vistas dos turistas, seja na recepção ou local que atenda a este fim, trará ao turista a certeza de que ele terá um serviço de qualidade. O estabelecimento que fizer uso indevido do certificado e/ou do selo, seja por não ter sua concessão ou que esteja fora da validade, sofrerá as penalidades impostas em reunião deliberativa do COMTUR.

Este é um passo muito importante para que o município de Cachoeira Paulista melhore o atendimento direto ao turista e consiga se elevar à Estancia Turística e com isso receber uma expressiva verba destinada exclusivamente ao Turismo.

O COMTUR se coloca à disposição para maiores esclarecimentos.