Turismo pós Pandemia Covid 19 – “A chance do Turismo Nacional”

Turismo pós- Pandemia Covid 19
“A chance do Turismo Nacional”

O Turismo em um ranking das principais atividades econômicas, situava -se antes da Pandemia Covid 19, em segundo lugar, só perdendo para a industria do petróleo em cenário mundial e para o agronegócio em esfera nacional. O Estado de São Paulo apontava para um milhão e cento e cinquenta mil postos de trabalho diretos do turismo.
O Turismo é uma atividade de confraternização humana, fator de desenvolvimento econômico e social de maior significado, promove ligação entre povos de regiões, línguas, hábitos e gestos diferenciados; crescimento contínuo da construção e renovação das instalações turísticas; aumento do consumo, aumento de empregos; contribui na redistribuição da renda entre países desenvolvidos e em desenvolvimento: o turismo exerce um efeito multiplicador econômico, moral e cultural.
O ano de 2020 foi um ano avassalador para o Turismo Mundial, o setor foi o primeiro a ser atingido e será um dos últimos a se recuperar, é difícil estimar o tamanho do prejuízo, mas uma pesquisa da FGV estimou: algo em torno de R$160 milhões em 2020 e 2021, além do fechamento de até 1,1 milhão de postos de trabalho.
Será necessário, segundo especialista, de um esforço conjunto entre poder público e população para que empresas do segmento consigam se manter durante a Pandemia e se estruturar pós Pandemia.
A retomada inicial aponta para o Turismo Nacional, já o Turismo Internacional levará um pouco mais de tempo, por conta das fronteiras fechadas para o Brasil. A chance de ouro está aqui, pois a reserva que era destinada ao Turismo Internacional ficará aqui no Brasil e ajudará nessa recuperação do setor, porque antes da Pandemia girava aproximadamente 20 bilhões de dólares, equivalente a 100 bilhões de reais no Turismo Internacional.
Será diferente do que estávamos acostumados. As mudanças estão presentes desde o comportamento do viajante, transitando pelos cuidados durante a viagem, até a escolha de destinos.
Se antes o turista escolhia um destino ou um hotel de acordo com os benefícios oferecidos, hoje o cuidado com a saúde é um fator determinante na escolha.
As viagens nacionais já apresentam maior procura e especialmente destinos que proporcionam um maior contato com a natureza, em locais que não haja um grande fluxo de visitantes.
As viagens locais estão em alta e muitos empresários do trade já adaptaram seus serviços para experiências únicas, ao ar livre e com foco nos cuidados com a saúde.
O turismo bate e volta chamado agora “Staycation”ou “Holistay” , está no topo da lista dos destinos mais procurados , as pessoas terão uma tolerância diferente a correr riscos de uma viagem. Além disso, dado o clima econômico em que vivemos, as pessoas procuram viagens mais acessíveis. E, as vezes, isso significa ficar praticamente em “seu próprio quintal”.
Agora é a chance do Brasil aproveitar e estruturar seu turismo para sempre e se tornar uma potência mundial, pois destinos incríveis, belezas naturais, história e sabor é o que não falta por aqui.
O novo normal nos proporcionando novas experiências.
Qual será seu próximo destino?
Respeitando sempre os protocolos de segurança!
Cuide se e proteja quem você ama!
Michele Netto